Tipos de exercícios de Yoga Prevenções Saúde  yoga

Tipos de exercícios de Yoga

Um estudo recente sugere que aqueles indivíduos que praticam Ioga há demasiado tempo podem ter um melhor desenvolvimento mental na velhice em comparação às demais. Dependendo do trabalho, a prática desta atividade a longo prazo poderia modificar a estrutura do cérebro a ponto de preservar contra o enfraquecimento mental e a perda de memória em pessoas idosas, principalmente entre as mulheres que fazem Yoga, denominadas como yoginis.

Os pesquisadores perceberam que as yoginis idosas possuem maior espessura do córtex pré-frontal esquerdo, nas regiões cerebrais ligadas a atividades cerebrais como concentração e memória.

Tipos de exercícios de Yoga Prevenções Saúde  yoga   A estrutura e a forma do cérebro mudam à medida que vamos chegando na terceira idade, o que determinadas vezes leva ao enfraquecimento intelectivo, contendo memória e atenção prejudicadas. Uma destas alterações cerebrais é largamente atribuída ao córtex cerebral, que torna-se afinado, o que os especialistas evidenciaram que está associado com o declínio mental. Estudiosos incluídos na pesquisa demonstraram que, tal como nossa musculatura, o cérebro se expande por intermédio do treino. Como qualquer atividade contemplativa, a Yoga possui um componente cognitivo em que a atenção e a concentração são especiais.

Os pesquisadores almejavam pesquisar se os praticantes de Yoga a longo prazo tinham diferenças em termos de estrutura cerebral comparando-se com pessoas mais velhas saudáveis que nunca praticaram a Yoga. Para o apontamento, eles recrutaram um pequeno time de yoginis que havia realizado Yoga pelo menos duas vezes a cada semana no decorrer de um mínimo de oito anos, mesmo que o time tivesse uma média de mais ou menos 15 anos de prática.

Eles, assim, compararam as yoginis com outro grupo de mulheres sadias que nunca fizeram Ioga ou práticas de concentração ou reflexão, entretanto demonstraram os mesmos níveis de atividade física, concernentes à mesma faixa etária (cerca de 60 anos).

O grupo vasculhou os cérebros dos participadores utilizando ressonância magnética para ver se existia determinada distinção nas estruturas. Os estudiosos encontraram maior espessura no córtex pré-frontal esquerdino nos yoginis, nas regiões do cérebro vinculadas a atribuições cognitivas como atenção e memória.

Enfraquecimento de memória na velhice é habitual, enquanto a exercitação física e as práticas contemplativas podem ajudar a melhorá-la, assim como frutas ricas em antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e sementes integrais, que resguardam seu cérebro de radicais livres prejudiciais, conseguem colaborar demasiadamente na manutenção da memória.

Aqui encontram-se alguns nutrientes que são capazes de fazer maravilhas por sua cognição e pelo seu desenvolvimento cognitivo como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, achada nas frutas cítricas, está relacionada à rapidez mental, na mesma proporção que a Vitamina B ajuda contra o encolhimento cerebral e o comprometimento intelectivo relacionado à idade. Identificada em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e ovos.

Nozes e Sementes: um grupo de sementes e nozes conseguem ajudar a aperfeiçoar significativamente a sua potencialidade cognitiva. As sementes de abóbora são carregadas de zinco que realizam uma função importante na melhora da sua memória. As nozes são uma boa fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes fundamentais ao exercício cerebral e aptidões cognitivas. As sementes de girassol são ótimas fontes de vitamina.

Tipos de exercícios de Yoga Prevenções Saúde  yoga   Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – todos os vegetais verdes estão cobertos de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são muitíssimo importantes para o desenvolvimento de células cerebrais. A vitamina K é conhecida por ser útil no melhoramento cognitivo e no aumento do estado de alerta do cérebro.

Abacates: Beneficiados com Vitamina E, os abacates estão saturados com antioxidantes que ajudam a conservar o cérebro saudável e alerta. Os abacates inclusive estão associados com a redução do risco de enfermidade de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma excelente fonte de licopeno que ajuda contra a degeneração de células cerebrais e contribui na preservação e produção de novas células cerebrais.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são conhecidos como o poder da energia e auxiliam você a se concentrar apropriadamente. Ao ingerir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que ajuda o cérebro a operar satisfatoriamente, nos mantendo alertas.

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